Resenha: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 205
Nota: 5
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo.
Neste livro, o protagonista (que não é mencionado o nome, é sempre chamado de "Ele" ou "Filho", mas nunca pelo nome) volta à casa onde foi criado na infância. Ele foi para lá, por causa de um funeral (Que também não é mencionado de quem é), e apesar da casa e do lugar ter mudado, ele é atraído para uma fazenda no fim da estrada. Esta fazenda é da família Hempstock. Nesta fazenda, perto de um lado, o protagonista volta às suas memórias da infância e a história se inicia a partir daí.
O protagonista tem 7 anos e é um garoto tímido e sem amigos, que adora ler. Ele adorava ficar no seu quarto, que sempre mencionava que tinha uma pia amarela que era exatamente do seu tamanho. Mas, a sua família teve que começar a alugar o quarto, porque estavam passando por problemas financeiros e ele teve que começar dividir um quarto com a sua irmã. E um dia, apareceu um Minerador de Opala como o primeiro inquilino deste quarto. Até que um dia, esse Minerador suicidou-se, por motivos de, leiam o livro para saber... (Queria deixar BEM claro que, não é spoiler, isso acontece bem no comecinho do livro). E foi assim que ele conheceu Lettie, a mais nova da família Hempstock. Ela devia ter onze anos – mas parecia ter mais.
Lettie não se surpreendia com qualquer coisa e parecia que guardava todos os segredos do mundo para si. A família Hempstock não tem homens. Ela é formada por três mulheres: avó, mãe e filha/neta. Aos poucos nós vamos conhecer essa família misteriosa.
Lettie apresenta ao protagonista um lago que tem na sua fazenda, que ela chama de Oceano.
Lettie torna-se sua melhor amiga. E é com ela que ele viverá os momentos mais loucos e inusitados da sua vida.
Coisas bastantes estranhas acontecem desde o suicídio do Minerador de Opala. E outros hóspedes -nada agradáveis- aparecem na casa do protagonista. Enquanto acontece várias loucuras, o protagonista tente expulsar tudo aquilo que ele causou, mesmo sem querer.
Na narrativa poucos personagens são nomeados. Por exemplo, a família do personagem principal é descrita como "Minha mãe", "Meu pai", "Minha irmã" e etc.
Foi um livro que me deixou aflita e com medo. O livro não é de terror e nenhum gênero parecido, mas me deixou com medo porque, a partir do momento que você se conecta com um personagem, você quer que coisas boas aconteçam com ele, e foi o que eu quis que acontecesse com o protagonista do livro, mas não foi bem assim. O que mais me deixou aflita e com medo foi a falta de liberdade. Pra mim, a liberdade é uma das coisas mais importantes que temos nessa vida. E a partir do momento que tiram a sua liberdade, você não tem nada, você é uma pessoa sufocada. E o livro me deixou sufocada nos momentos em que o protagonista não tinha essa liberdade. Quem leu o livro, vai entender bem o que eu estou falando.
Foi o primeiro livro do Gaiman que eu li. E olha, eu comecei muito bem! Eu super recomendo o livro pra quem gosta de fantasias e fábulas. Foi uma experiência maravilhosa e agoniante. E sim, eu quero ler TODAS as obras do Gaiman.
Onde Comprar:

2 comentários
Quando vou indicar esse livro para outras pessoas, sempre fico com pé atrás, pois, apesar de ser meu favorito, é Neil Gaiman e muitas pessoa não estão familiarizadas com o modo de escrita dele.
ResponderExcluirAs cena que mais me chocou foi quando ele vê o pai e a Úrsula na sala, o ato sexual pelos olhos de uma criança foi o que mais me deixou paralisada. Sem contar o fato que todas crianças já tiveram uma Úrsula por perto, é quase impossível não se identificar em alguma parte.
Adorei a review, esse também foi meu primeiro livro dele, comprei no lançamento e depois disso tudo que consegui fazer foi devorar tudo que saía da mente daquele contador de histórias mágicas.
Parabéns pelo blog!
Já li esse livro tem um tempinho, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler outra coisa do Neil Gaiman, mas quero muuuuuito.
ExcluirRealmente essa cena foi bem chocante, e nesse momento tive uma raiva ainda maior da Úrsula.
Muito obrigada!!